Cidades & Região / Bataguassu
Alunas e professores da Escola Municipal ''Marechal Rondon'' recebem premiação do Fetran 2018
Ascom/PMB
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desenvolveu na última quarta-feira (4), a solenidade de entrega da premiação do Festival Estudantil Temático (Fetran) referente ao ano de 2018 para alunas e professores da Escola Municipal "Marechal Rondon", em Bataguassu.
Na época, houve a apresentação da peça teatral "Abracadabra, vamos à praia antes da magia acabar", que conquistou o segundo lugar pela categoria infantil na etapa estadual do festival; obteve o melhor texto e primeiro lugar na enquete, com o total de 1.637 votos.
Realizado desde 2010, o Fetran é um projeto de educação para o trânsito realizado anualmente pela PRF através da parceria entre escolas, Secretarias Municipais de Educação e demais órgãos, que procura através de atividades pedagógicas associadas à arte, cultura e cidadania despertar o interesse de crianças e jovens - futuros condutores de veículos - sobre as questões e problemáticas do trânsito brasileiro, uma vez que todos já estão inseridos nesse contexto.
Só no ano passado, segundo a PRF, foram registradas mais de 35 mil mortes no trânsito.
As estudantes Vitória Aparecida Silva Andrade, Giovanna da Silva Iralla, Iza Marcela Moreira Belo, Larissa Gabrielly da Silva e Nicole Emanuely Oliveira Nunes receberam como premiação na data, um aparelho celular cada. Os professores Ana Cristina Okidoi, Luciane Guedes Demásio, Marcelo Batista, Maria Leda de Lima Portela e Mariucha Gorre também foram contemplados.

A peça "Abracadabra, vamos à praia antes da magia acabar" retratou a história das bruxinhas Morgana, Cornélia e Onilda, que queriam conhecer a praia e por não estarem de acordo com as normas de trânsito, não conseguiram chegar ao seu destino final.
"A PRF se preocupa com os números de acidentes nas estradas e não poderia tratar deste tema sozinha. Por isso, envolvemos a todos por meio da conscientização através do ambiente escolar", comentou o chefe da Delegacia da PRF em Bataguassu, inspetor Délcio Delmar Buss.
"Conclamamos a toda sociedade principalmente da área de educação para juntos transformarmos esse quadro tão catastrófico, que é a realidade dos acidentes de trânsito. O Fetran é um projeto grandioso desenvolvido pela PRF e queremos agradecer a todos pela participação", salientou o inspetor.
Representando o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, Regina Duarte de Barros Dovale comentou que o Fetran promoveu uma mudança de olhar em todos os membros da unidade escolar "Marechal Rondon".

"Tivemos que aprender a trabalhar em equipe, resolver situações problemas com rapidez e unir forças para fazer com que o projeto desse certo. Foi um conjunto de esforços que valeu a pena", disse ela.
Já o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF, inspetor Fábio Sodré, responsável pela coordenação do Fetran no Estado destacou que o teatro é usado como ferramenta para preservar a vida no trânsito e salientou a importância das parcerias para o sucesso do evento.
"O Fetran é um sucesso porque é uma equipe unida para organizar o evento. Talvez a gente não consiga mensurar a quantidade de vidas preservadas, mas uma coisa nós temos certeza: o projeto tem resultado e muda vidas, transforma atitudes", pontuou.
Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Educação e Cultura, Fábio Eduardo da Silva; a diretora da Escola Municipal "Marechal Rondon", Patrícia Piloto Langi; e a diretora-adjunta, Neusa Maria Porfírio; a pedagoga da Fundação de Cultura do Estado, Cristina Moura; além de estudantes, professores, coordenadores, familiares das atrizes homenageadas e demais membros da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
.jpg)
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






